+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Qual a primeira coisa que você faria se soubesse a data de sua morte?

Posted by Sidnei em 10/01/2010

Uma boa pergunta para todos nós empresários, colaboradores e estudantes. Muitas vezes colocamos o foco de nossas vidas aonde achamos que poderestar, e muitas vezes também, sentimos que poderíamos estar em outro caminho mais proveitoso. Na volúpia do mundo hedonista, passamos de um momento para outro com a preocupação de que termos que ter mais, temos que aparecer mais, temos que ter mais títulos!

No filme intitulado “Encontro Marcado” a morte decide utilizar um corpo de uma recém vitima de atropelamento (Brad Pitt),e vai comunicar com um magnata da mídia (Anthony Hopkins), dizendo que está ali para levá-lo, mas pretende conhecer os hábitos dos mortais e propõe retardar a sua partida em troca de um acompanhamento da sua ilustríssima vida de rico. Entre outros acontecimentos do filme, o que nos chama mais atenção é a primeira atitude que ele toma após receber o “aviso prévio”. Seu comportamento e sua atenção passaram a ser unicamente para a família. Primeiramente ele convidou sua pequena família para jantar, em segundo lugar convidou novamente a família, para no dia seguinte estarem todos presentes no jantar.

clip_image001Em verdade, essas atitudes do grande magnata, nos fazem refletir no contexto família e trabalho. Quanto de mim estou doando para a esposa, marido, filhos, pais, etc? O que tenho feito do meu tempo? Esse a dona morte (não o Brad Pitt!!!), chegando hoje pela manhã me avisasse dali a três dias estaria partindo, quais seriam as minhas ações e reações?

Mesmo que não consigamos manter o equilibro na dualidade família x trabalho, precisamos ao menos mantê-la como uma de nossas metas. Quanto vale uma ida no cinema com os filhos ou uma conversa com o cônjuge? Não tem valor que pague e tempo que volte! Me questionam algumas vezes se é correto levar trabalho para casa, afirmo que é mais fácil fazer uma hora extra, do que estar em casa e falar para todos: “não me encontro em casa” ou “não me perturbem”. O dever de casa é outro. Qualquer trabalho, qualquer que seja, do magnata ao cozinheiro, do presidente ao operador, é muito importante, somos engrenagens nesse grande segmento da sociedade. O trabalho é tão importante que o Maior de todos nos falou “meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Lc 5:17). Mas fazer dele a única opção de vida, deixando de se alimentar de outros momentos, abdicando totalmente o lado espiritual, é falta de bom senso e auto-estima. Viva o seu dia, como se fosse o último! O travesseiro mais rico é aquele que sustenta uma consciência tranqüila.

Quem não viu o filme, veja! Quem já viu re-veja e reflita na mensagem!

Aliás, Encontro Marcado é a refilmagem de Uma Sombra Que Passa, de 1934

Deixe uma resposta

 
