+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Valores é a mesma coisa que princípios?

Posted by Sidnei em 24/01/2010

Em recente busca pela internet, me deparei com significados diferentes para esses dois conceitos tão primordiais e significativos nos dia-a-dia empresa e empregado.

Como conceito mais próximo do que realmente acredito que seja a verdade, eu fico e defendo a tese de Stephen Covey. No Best Seller “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” ele descreve que princípios, são exatamente as leis naturais, as leis imutáveis da vida, sempre regeram as atitudes do ser humano desde os primórdios da vida e sempre irão existir. Para exemplificar descrevo uma pequena história:

clip_image001

Um navio de guerra executando exercícios em alto mar, após vários dias se encaminha para o retorno a base. Após escurecer o vigia da ponte avisa ao capitão:

– Luz à proa, a boroeste.

– Parada ou movendo-se para a poupa? Perguntou o capitão.

– Parada, capitão – o vigia retrucou.

Significando que o navio de guerra estava em rota de colisão com outro navio.

Imadiatamente o capitão chamou o sinaleiro:

– Avise aquele navio: estamos em rota de colisão. Altere o curso em 20 graus.

A resposta veio logo:

– É melhor vocês alterarem o curso em 20 graus.

– envie a mensagem: “Aqui é o capitão, mude a rota em 20 graus” – o capitão retrucou.

– Aqui é o marinheiro de segunda classe. – Foi a resposta. – É melhor vocês alterarem o curso em 20 graus.

– Envie a mensagem: “Este é um navio de guerra. Mude o curso em 20 graus” – o capitão aquela altura, já furioso, disse rangendo os dentes.

– Este é um farol terrestre – o homem sinalizou de volta.

Então o navio mudou o rumo.

clip_image001[5]

Os princípios são como os faróis. São as leis naturais, não podem ser rompidas! Antes de Nicolau Copérnico e Galileu Galilei todos acreditavam que a terra era plana. Pergunto: ela deixou de ser redonda só porque todos acreditavam na teoria geocêntrica? Absolutamente não! Isso são os princípios: honestidade, amor, humildade, caridade, respeito, igualdade, liberdade, ação e reação, só para enumerar alguns. Eles não mudam e regem o nosso planeta e universo e deveriam servir de base para todas as leis. Como chegar nesses princípios, aí se encontram os nossos valores. Os princípios são os territórios e os valores são os mapas. Quanto mais tivermos os nossos valores baseados nos princípios, mais estaremos perto da verdade e da compreensão do nosso papel na sociedade, em família e no trabalho. Uma quadrilha possui os seus valores: desonestidade e roubo. Uma igreja também possui os valores como fé, disciplina, trabalho no bem e respeito. Nossos valores mudam de acordo com o tempo e de acordo com as gerações, somando também as descobertas e invenções cientificas (que também mudam).

Antes de formalizar a missão e a visão da sua empresa, ou a sua, procure estar alinhado com os princípios que você acredita estarem corretos, e não deixe de buscar a humildade ao verem que os valores não estão de acordo!

A única certeza constante, é o a da transformação constante!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: