+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Vamos abrir um negócio em Cingapura?

Posted by Sidnei em 14/03/2010

clip_image002

Alguém já pensou em abrir uma empresa em um país estrangeiro? Você se encontra numa ótima situação, e derrepente você começa a sonhar em expandir o seu negócio em um outro país, mas não sabe onde começar!

clip_image002[6]No ultimo mês foi divulgado o relatório Doing Business (Fazendo Negócios) onde foram analisados 183 economias mundiais. Este é o sétimo de uma série de relatório anuais que investigam as regulamentações de negócios e as regulamentações que as restringem. As avaliações foram feitas sobre 10 fatores que impactam a vida de um negócio: 1) Iniciar; 2) Alvarás de construção; 3) Empregar trabalhadores; 4) Registrar; 5) Obter crédito; 6) Proteger investidores; 7) Pagar impostos; 8) Negociar no exterior; 9) Cumprir contratos; 10) Fechar um negócio. Para conclusão desse relatório foi preciso a contribuição de 8.000 advogados, contadores, juízes, pessoas de negócios e autoridades públicas de 183 economias.

Pesquisando o histórico de analisar economias remontamos ao século XVII, onde em 1664, William Petty conselheiro de Charles II da Inglaterra compilou as primeiras conhecidas contas nacionais. Mas foi em 1940, com Maynard Keynes, que foi desenvolvida uma estrutura sistemática para calcular a renda e as despesas nacionais.

O projeto Doing Business, lançado há oito anos, examina as pequenas e médias empresas nacionais e avalia as regulamentações aplicadas a elas por meio do ciclo de vida.

http://portugues.doingbusiness.org/default.aspx

www.doingbusiness.org/

Retornando ao titulo, saiba você que segundo a Doing Business, o lugar com mais facilidade para se fazer negócios é em Cingapura, em segundo Nova Zelândia e em terceiro a China. O Brasil esta na posição 129 atrás de países como Colômbia(37), Peru(56), Kuwait(61), Cazaquistão(63), Ruanda(67) – subiu 76 posições de 2009 para 2010, Sérvia(88), Vietnã(93), Etiópia(107) e Argentina(118). Ruanda que teve uma impressionante subida, no ano passado ela criou uma nova legislação empresarial, com apenas 2 procedimentos em apenas 3 dias você inicia um empreendimento.Na America do Sul ficamos a frente somente do Equador(138) e Venezuela(177). Para um país que conseguiu passar pela crise mundial, com apenas alguns solavancos, melhorar as formas de se iniciar a empresa, diminuindo os procedimentos é essencial para que o Brasil suba para um patamar de primeiro mundo.

Baseados em fatos, fica um grande recado para os nossos políticos e gestores públicos de que necessitamos fazer muito para facilitar a vida dos pequenos e médios empreendedores. Diminuir a burocracia tem que ser a primeira meta! É lógico que diminuindo a burocracia reduz o nível de corrupção, aliás aí vai outro relatório realizado pela ONG Transparência Internacional que coloca o Brasil em 75° lugar, estamos atrás de Kwait, Samoa, Malásia, Butão, Omã, entre outros que não vale a pena ressaltar. Acesse o link abaixo e confira a lista completa.

http://www.transparency.org/

ou

www.transparencia.org.br/

 

 

image

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: