+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Vender a Alma?

Posted by Sidnei em 11/07/2010

As vezes no cotidiano do profissionalismo, enfrentamos situações difíceis e o resultado nos leva a uma determinada indignação e até mesmo a revolta.

Principalmente quando são colocados frente a frente seus valores(vide texto valores e princípios) e as determinações, ou ordens empresarias. Em algumas empresas é até comum, que os gerentes, chefes de departamentos(coloco chefe, porque o termo “líder” será analisado em outros aspecto), passem a seguir como valores primordiais da vida, os valores que a empresa adota como diretrizes “absolutas”. Sob essa ótica verificamos que o titulo desta semana, continua a ser empregado em muitos, mas muitos casos em decisões dentro das fortalezas empresariais.

Quanto vale dar uma sugestão ou tomar uma decisão, sabendo que isso irá desagradar a sua consciência? Dar uma idéia só para agradar o “Big Boss” e ficar sendo hostilizado, ou conhecido por nomes que não nos cabe citar, quanto vale? Quanto vale a sua consciência?

clip_image002

Ao pensar neste assunto, vejo pela TV um episódio da série Roma, uma parte em que o grande Cesár chama o veterano da 13º legião, Voreno que é conhecido pela sua ética e respeitado pelo povo devido as suas atitudes de justiça. César convida Voreno para ser um senador romano, seu aliado pela república. Apesar de ser um convite do grande chefe e contar com salário altíssimo em relação com o que ele ganhava, Voreno muito categoricamente recusa, pois ele não saberia discursar, em favor de César que era um ditador. Um exemplo bem simples, mas que serve para uma boa reflexão nossa. É possível mensurar os valores que eu sigo? Se a nossa resposta for sim, então somos pessoas vulneráveis, barcos a solta no mar agitado. Já dizia o venerável Barão de Itararé “uma pessoa que se vende, sempre recebe mais do que vale”.

image

Estabeleçamos o nosso guia ético, e sejamos fiéis a nós mesmos! Se o Maior de todos tivesse renunciado ou até mesmo realizado uma atitude de tudo aquilo que ele pregou, nós não teríamos o maior tratado de amor que esse planeta possui – as Bem Aventuranças.

Ah! Para finalizar, Voreno depois aceitou o convite de César, com o intuito de realizar benefícios para a sua região, mas isso já é outra história.

clip_image002[5]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: