+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Você acredita na eficácia da liderança diretiva?

Posted by Sidnei em 28/08/2010

 

clip_image002

 

No quadro ao lado você pode verificar que segundo as literaturas que estudam os termos de liderança, que definem os quatro tipos de liderança.

Analisando bem friamente responderemos sempre que a melhor maneira de direcionar uma equipe é através do apoio, do treinamento e da delegação.O perfil diretivo será sempre visto, como um perfil de chefes sem flexibilidade que não dão um mínimo de apoio e incentivo para a sua equipe. Mas também temos que analisar o perfil da equipe liderada. Um grande exemplo disso é uma história real representada no

clip_image002[6]

filme “Coach Carter”. Em uma escola do subúrbio da California, Richmond High, existe um time de basquete totalmente indisciplinado, sem empenho mas com alta competência individual. Após uma temporada desastrosa, Ken Carter (Samuel L. Jackson) um bem sucedido empresário, aceita treinar esse time que na última temporada ganhou apenas quatro partidas em vinte e sete. Carter enfrenta a indisciplina de seus alunos para torná-los campeões. Para isso, ele logo arma um regime duro de regras escritas, que inclui a forma dos alunos se comportarem dentro e fora da quadra, de forma que eles adquirissem o respeito deles próprios como os das outras pessoas da sociedade. Seu perfil: pessoa disciplinadora, exigente, estabelece as estratégias da sua maneira, não permite discussões e que ninguém o diga o que fazer.

 

clip_image002[8]A sua equipe mantinha um perfil D2 – veja quadro ao lado. Então percebemos que para uma equipe de boa competência, mas de baixíssimo grau de comprometimento consigo mesmo e com a empresa, permite que se tenha “líderes” com alta ênfase no comportamento “faça do jeito que eu quero”!Por que desse modo, os dois poderão se complementar, além de aprenderem juntos e melhorarem em seu comportamento.

Faço o convite para assistirem a esse filme, não contarei o final, apenas demonstrarei que o técnico faz todo o trabalho com o time a duras penas e consegue sair sair do comportamento diretivo (E1) para o comportamento de apoio (E3). O time assimilando a sua mensagem sai do comportamento D2, e se torna autoconfiante sobe para o grau D4 – com alta performance em quadra e fora delas. Para quem gosta do tema liderança comportamental, aí está uma bela dica!

image

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: