+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Sem fronteiras?

Posted by Sidnei em 25/09/2010

Hoje fica fácil e atual falar sobre fronteira das empresas, pois estamos vivendo nesses últimos anos no mundo globalizado. Mas no final da década de 80, isso era uma profecia, que vinha se desenhando, causando medo em algumas empresas e temor em outras. Nos acervos administrativos existe mais uma das histórias de Jack Welch acontecida numa palestra em março de 1990, ele faz então uma predição do que estava para chegar: “os vencedores da década de 1990 serão aqueles que desenvolverão uma cultura que permita a eles se movimentar com mais rapidez, se comunicar com mais clareza e envolver todas as pessoas no processo de atender cada vez mais clientes mais exigentes.”

image

Os meses passaram e as barreiras geográficas perderam sua importância com a globalização, houve redução dos níveis hierárquicos e reestruturação, e várias empresas simplesmente saíram do mercado, por não sustentarem os rumos da década de 1990 (crises, crises e crises). O Sr Welch, naquela época já difundia a cultura da empresa sem fronteiras. É só observar as grandes corporações de sucesso sua estrutura é: gerência nos Estados Unidos, fábrica na China, telemarketing na Índia e posto de venda no Brasil. Nos últimos anos, estamos recebendo as notícias das grandes fusões em diversos setores, isso é exatamente a conseqüência da quebra de barreiras! Alguns mercados, em alguns anos, ficaram na mão de poucas empresas, o que é muito prejudicial para os clientes.

As barreiras atualmente são outras que não foram pensadas na época como: cultura organizacional, legislação e desenvolvimento auto-sustentável.

Para finalizar o Sr. Welch comparou uma empresa sem obstáculos com um projeto de avião. Quando estão projetando um avião de alto desempenho, os engenheiros trabalham incessantemente para eliminar ou nivelar as saliências que produzam obstáculos. O resultado é um projeto limpo , que se desloca com rapidez.

image

Fácil é transformar uma empresa, difícil é transformar chefes e gerentes em líderes!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: