+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Retorno de investimento?

Posted by Sidnei em 10/10/2010

A cada dia que passa o investimento em tecnologia de informação e automação nas empresas, é cada vez mais imprescindível e assustador. O simples fato se uma máquina de processo ficar obsoleta pode acarretar em prejuízos para a empresa. Um dos principais sintomas que se verifica é quando a manutenção se torna constante e há uma falta de peças no mercado, ou o próprio fabricante não realiza mais nenhum tipo de reparo recomendando terceiros que não são confiáveis.

image

Mas quando falamos em automatizar processos, ou trocar a tecnologia da linha, 10 em cada 10 gerentes se preocupam primeiro no quesito $. Quanto irei ganhar? Quanto de economia posso ter? Qual o custo? As perguntas são totalmente pertinentes e devem ser feitas pela equipe de planejamento. Mas só elas não bastam, pois as vezes focamos nos valores mensuráveis e esquecemos daqueles que não conseguimos medir.

Em certos casos fica evidente que a tecnologia trará benefícios nas duas partes. Mas a questão principal é viabilizar maior produtividade e/ou redução de custos operacionais, aliando confiabilidade nos resultados e praticidade na operação, sem perder a qualidade. Mas o que eu quero ressaltar ainda não é esse aspecto…

O retorno de investimento pode ser analisado de maneira direta contabilizando:

. Aumento de faturamento – capacidade produtiva foi incrementada, logo há o aumento da demanda de serviços.

. Redução de custos – utilizando a melhor utilização dos recursos materiais ou humanos.

image

Retorno não financeiro (indiretos) – são os ganhos que não podemos contabilizar, mas que com certeza devem ser analisados muito cuidadosamente e criteriosamente. Difícil de mensurar devido a suas variáveis. Itens como: maior agilidade no atendimento dos clientes, redução da margem de erros, eliminação de re-trabalhos, clareza e facilidade na tomada de decisões, fidelização de clientes, facilidade de identificar tendências e novos objetivos estratégicos, representam um ganho enorme para a organização. Um idéia com respeito a agilizar um processo burocrático deve ser bem vinda e valorizada. Imagine quanto se ganha em um investimento de fidelização de clientes? A médio e longo prazo obterão resultados. Por isso valorizar idéias, estudar maneiras para enfatizar mais a agilidade no processo, são itens que dão retorno! Não devemos só focar em tecnologia e máquinas, mas em pessoas. E lhe digo uma coisa, pode aparecer qualquer tecnologia, a mais moderna, a manutenção, mesmo assim, vai continuar existindo! É claro que melhor e com mais instrumentos de identificação e reparação.

Uma resposta to “Retorno de investimento?”

  1. SIDNEI said

    Acho que “Retorno de Investimento”, pode tambem ter o foco pessoal. Quando eu invisto em mim mesmo que retorno eu espero, que campos estarei eu abrindo para meu futuro, para que funções estou eu me tornando elegível? . Em relação ao salário a maioria dos profissionais pensa no salário nominal e as vezes somente nele, quando existe uma gama muito grande de aspectos a serem levados em conta; salários indiretos, ganhos por performance, planos de carreira, planos de saúde, proximidade da moradia (significa mais tempo com a familia) ambiente de trabalho, respeitabilidade, ou seja tudo somado é = qualidade de vida e isto é imensurável ou não, pode ser medido pelo sorriso de nossa companheira e dos nossos filhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: