+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Se a empresa é um ser vivo, como é esse ser?

Posted by Sidnei em 16/01/2011

Interessante definir essa teoria, na análise dessa pergunta. No conceito de Arie de Geus, as organizações empresariais nascem, amadurecem e morrem(quase a maioria), mas algumas continuam sobrevivendo por 50, 100 e mais de 200 anos conforme já descrevemos. Nesse aspecto ela então se parece com um ser humano! Mas não terminamos aí a comparação. Adentremos então em outra área…

imageWilliam Stern fundou a escola de pensamento chamada personalismo. Stern tornou-se com sua esposa Clara, um dos pioneiros da psicologia infantil dirigindo uma clinica e publicando vários trabalhos sobre a linguagem infantil. Foi um precursor de Jean Piaget. Em 1933 ele sua esposa foram vítimas da perseguição nazista, livros queimados e clínica fechada, mudaram-se para os Estados Unidos e em 1938 William Sterm morre, cinco anos após o seu exílio. Mas Stern deixou uma boa literatura sobre a observação do ser humano.

Para [Stern], a psicologia era simplesmente uma estrada que levava ao entendimento do homem e, por conseguinte, ao entendimento do universo.

Para Stern, cada ser vivo tem um todo único, com um caráter próprio, que denominou persona . Um ser vivo só poderá ser entendido se aquela persona tornar-se evidente. A persona é a essência do ser vivo. Ela é parte do mundo maior, embora separada por sua “membrana” – e tornada distinta como um nimimundo em si, dotada de valores e experiências próprias (comum as empresas!!). A persona representa a combinação de corpo e alma.

A comparação ser vivo e empresa, agora se tornam mais evidentes. Observem as características de que Stern defendia e verifiquem se não podemos dizer que valem para as empresas:

 

 

 

. A persona é orientada a objetivos – ela quer viver o máximo de tempo que puder e realizar o desenvolvimento de seu potencial a partir de seus talentos e aptidões.

. Ela é consciente de si mesma – uma persona pode se perceber como “eu”, embora seja composta de partes e elementos, os quais são em si mesmos personae. Por sua vez ela pode fazer parte de uma entidade maior (mundo corporativo!), como o soldado faz parte de seu pelotão, o pelotão faz parte da companhia, a companhia faz parte do exército esse de uma nação.

. Ela esta aberta para o mundo externo – elementos de fora – tais como alimento, bactérias, poeria, luz e vibrações, adentram e interagem constantemente o ser humado (stakeholders!!).

. Ela é viva, mas seu tempo de vida é finito – um dia ela nasce e um dia morrerá.

image

Aí esta a resposta para a nossa pergunta!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: