+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Arrogância empresarial existe?

Posted by Sidnei em 09/07/2011

image

Em recente visita a locadora, procurando um filme diferente, pois todos os lançamentos já estavam alugados, me deparei com um que me chamou a atenção nele confiei e tirei uma boa lição. O filme é “Maldito futebol clube”. Um belo filme que trata de um assunto que a maioria adora: Futebol. E conta a história real de Brian Clough,um simples técnico de um simples time da segunda divisão da Inglaterra chamado Derby County. A história se resume numa evidente perseguição de superar um adversário que o magoou muito no passado, transformou isso em ambição, depois em superação, passou para vitória, em seguida a fama, e aí veio a grande queda baseada no sentimento de arrogância e desprezo pelo próximo. Todos esses formam um conjunto, quase certo, de queda eminente para qualquer pessoa e qualquer empresa. Quantos casos temos de jogadores que saíram do nada, superou dificuldades sociais e financeiras, fez sucesso em um grande time, e depois almejou a Europa, jogar num time de renome e ter muito dinheiro, e conseguiu! Só que na vida temos que ter objetivos e metas espirituais também, porque quantos desses após lograrem o sucesso, a qualidade do futebol começou a cair? (Não olhem para o flamengo!). A meta foi cumprida – OK! E depois? Um sentimento de arrogância pode invadir o ser e simplesmente passa a desprezar o próprio talento e a todos que estão em volta.

image

Quando acontece com empresas a queda é maior, pois pode levar pessoas inocentes com elas. Já citamos o caso da Motorola e de como ela caiu. Podemos citar também a HP, xx, yyy. Por tudo isso eu levanto a teoria de que todas as atitudes que um líder deve ter a mais importante é HUMILDADE. Em novembro de 2010 a revista empresarial Você S/A publicou uma reportagem contendo 8 atitudes decisivas para fazer sucesso: Comunicação, significado, poder de análise, didática, conexão, otimismo, alta energia, engajamento. Muito bem… eu pergunto e para manter isso tudo? O que você precisa? Humildade. A reportagem, repito eu, diz “8 atitudes para fazer sucesso” e para manter sucesso? Precisa da virtude mais humilde de todas. Fazer sucesso existem n receitas, como conseguir uma promoção x receitas, e será que acaba aí?

image

Digo por experiência que conseguir objetivos desse estilo é o mais fácil, mantê-los é o mais desafiador! E você irá precisar de uma vacina com uma dose cavalar de “Humildade”. Ninguém consegue se manter por tanto tempo no topo, se menosprezar a concorrência, a opinião de um colaborador, a visão de uma consultoria (eu aí!). Por isso, coloquem suas barbas de molho e pratiquem a caridade que é um belo exercício de humildade.

Fica a dica do filme – Maldito Futebol Clube!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: