+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Como não fazer ou Nunca faça!

Ao longo dos anos vamos adquirindo experiências e obtendo vivencias do dia a dia nas empresas. Nos deparamos com determinadas práticas e situações que certa e logicamente, acabariam como se diz no brocardo popular “com os burros na água”. Pois foi através dela que decidi montar um pequeno manual de “Como não se faz” ou “Nunca faça isso”.

Como se diz – não existe “o caminho certo” para o sucesso empresarial, tipo siga isto que será infalível! Mas com certeza existem inúmeros caminhos que te levaram ao fracasso administrativo. E aí seguem as lições:

 

Observação: para entender melhor os exemplos aplicaremos as seguintes nomenclaturas:

Cargos de cima para baixo

– Diretor – o manda-chuva da empresa

– Gerente – o manda-chuva daquele departamento

– supervisor – o manda-chuva daquele setor

– colaborador – o faz tudo

Os itens abaixo não estão em ordem de importância!

1- NUNCA PROMOVA ALGUÉM A CARGO DE SUPERVISÃO OU GERENTE POR UM ÚNICO TRABALHO BEM FEITO.

 Pode parecer estranho, mas a promoção para cargos de liderança tem que se basear no conteúdo, no todo, e não trabalhos específicos. Muitas vezes o seu colaborador tem um excelente porte técnico e é totalmente nulo ao gerenciar uma equipe. Perde-se um ótimo colaborador e ganha-se um péssimo líder.

 2- JAMAIS IMPLANTE UM PROGRAMA DE QUALIDADE SEM QUE VOCÊ – LÍDER – SE ENVOLVA NELE

 Implantar qualquer prática da qualidade, tem que haver participação de todos, principalmente do diretor, gerente e supervisor! A direção tem que ser a primeira a dar o exemplo. Vai implantar o 5S, seja o primeiro a organizar a sua sala, a descartar coisas. As palavras convencem, mas os exemplos arrastam multidões,

3- NUNCA FALE PERANTE SUA EQUIPE SEM ESTAR PREPARADO.

 Se vai falar sobre o novo programa de benefícios da empresa, estude-o, tire suas dúvidas com o RH. Se demonstrar o novo plano de metas de salários, faça uma simulação real, traga algo concreto. Evite ao máximo o despreparo diante da equipe. Com certeza surgirão perguntas e você tem que dar conta delas. Você tem que passar confiança e não descrédito!

 4- NUNCA DEIXE UM BOATO REPERCURTIR POR TANTO TEMPO.

 Surgiu um boato de que a empresa está sendo vendida, ou de que você está se aposentando e fulano vai assumir, contenha-o mais rápido possível! Se for verdade fale verdadeiramente, se não for apague logo esse fogo. A indústria de boatos é poderosa e derruba muita gente.

5- JAMAIS TRANSPAREÇA INSEGURANÇA PERANTE A EQUIPE

 Para alguns a pior coisa que tem em liderar uma equipe é tomar uma decisão difícil que envolve tempo e dinheiro. Está sendo pressionado pelo diretor ou pelo gerente, tem que entregar no prazo e falta alguma peça ou um serviço. Assuma a responsabilidade, traga-a para si e tome uma atitude, se tem que tomar uma decisão, divida-a com alguns membros da equipe, mas a responsabilidade é sua!

6- NUNCA CULPE UM COLABORADOR NA FRENTE DA EQUIPE

 Se você quer destruir uma pessoa e ganhar um inimigo faça como o título. Se você que agir como um líder, uma pessoa que está preparada para os erros de sua equipe, assuma a responsabilidade primeiramente, depois análise o acontecido. Existe procedimento? Ele foi treinado? Aplique ferramentas para a análise existem diversas, a “espinha de peixe” é uma delas.

7- JAMAIS PERMITA NUMA REUNIÃO QUE UM SUPERVISOR DE OUTRA ÁREA CRITIQUE UM TRABALHO OU UM MEBRO DE SUA EQUIPE.

 Ele pode até ter razões, mas é dever seu defendê-lo. O serviço concluído pelo seu funcionário é sua responsabilidade, se houve negligência do colaborador ou alguma discussão fora de propósito, você deve chamá-lo para uma reunião, com certeza houve algum motivo, ás vezes ele está passando por uma dificuldade no lar ou uma doença grave na família, e você pode ajudar.

8- AO OUVIR AS RECLAMAÇÕES DOS COLABORADORES NUNCA RECLAME MAIS DO QUE ELES.

 É comum o colaborador reclamar que a situação está difícil, que precisa de um aumento, que as despesas aumentaram, aí do outro lado você reclama a mesma coisa “que está difícil para todos”, que é a crise, etc… Ele foi falar com você para conseguir alguma motivação e você coloca-o mais para baixo do que está! Se por mérito realmente ele mereça, e a empresa não está podendo aumentá-lo, pelo menos de o feedback do trabalho dele, elogio-o, se puder fazer perante a equipe melhor!

9- NUNCA DÊ UM “SHOW” NAS FESTAS DE FINAL DE ANO

 É comum naquelas festinhas de final de ano o relaxamento mental, querer entrosar com a galera é até normal, mas passar dos limites e no dia seguinte virar “chacota” da galera é brincadeira! Relaxe sim, brinque, cante, mas mantenha dentro de um limite de serenidade e sobriedade, não faz bem para a sua imagem ver aquela foto sua deitado em cima da mesa bêbado ou aquele vídeo em que fala de todo mundo correndo pelos emails da empresa.

10- JAMAIS ENTRE NA PROVOCAÇÃO DE UM COLABORADOR EXALTADO

 Pode acontecer uma divergência de opiniões entre a liderança e algum membro da equipe, ele tem até o direito de reclamar, exaltar, e você tem o dever de se manter calmo e procurar o melhor caminho. Entrar na mesma sintonia é algo muito perigoso. Respire, pense, reflita e aja!

11- NUNCA DEIXE DE EXPLICAR AS SUAS DECISÕES MAIS IMPORTANTES

 Se você tem que promover alguém ou mudar o layout da área ou colocar alguém em horário de turno, comunique o porquê da sua atitude, quais os motivos que lhe levaram a tomar a decisão, deixe bem claro as regras.

12- NUNCA DEMITA NINGUÉM NO AUGE DE UM ERRO OU DE UMA DISCUSSÃO.

 Não é uma atitude sensata e não faz parte do seu perfil. Sempre que tiver em sua análise que aquele colaborador não está mais rendendo o que se espera, chame-o para conversa, ofereça oportunidades. Você não sabe o que está acontecendo fora da empresa e talvez uma atitude de demissão acabe de jogar a vida da pessoa no lixo. Não espere um ato de insubmissão para realizar o que está pensando. Aja positivamente! Se após as oportunidades oferecidas continuar a falta de rendimento, aí será outra história…

  

13 – NUNCA DEMITA UM COLABORADOR DE MUITO KNOWHOW

 Opa! Espera aí…então ele vai ficar eterno na empresa? Calma. A verdade é que se você possui um colaborador com muito knowhow em uma determinada máquina ou serviço, antes de tomar qualquer atitude de corte para com ele deve-se fazer um planejamento especial. Suponha que esse determinado funcionário está prestes a completar determinada idade pelo qual a política da empresa já “convida-o” para sair, faça um planejamento e bem antes coloque uma pessoa na cola dele. De preferência chame-o para uma conversa e explique a situação, tenho certeza que ambas as partes sairão satisfeitas com as atitudes de honestidade.

14- JAMAIS ESCONDA OS RESULTADOS OBTIDOS DA EMPRESA

 Divulgue os resultados da empresa. Seja claro e transparente. Se a empresa está indo bem, por que ter medo de apresentar os números? Todos fizeram parte desse sucesso. Se não está muito bem, mas um motivo para pedir dedicação e paciência para a força de trabalho. Crie um mural com a apresentação de gráficos e resultados.

15- NUNCA SE OMITA, E JAMAIS FUJA DA RESPONSABILIDADE

 A omissão é muito perigosa! Se você precisa tomar uma decisão tome-a o mais rápido possível! Chame a responsabilidade, mas não fique em cima do muro. Não fique esperando que alguém irá decidir, sendo você o responsável da equipe, e naquele momento cabe a você dizer que tem que parar o serviço por falta de segurança então faça-o imediatamente! Seja um líder enérgico, procure tomar a iniciativa nas principais questões, chame a responsabilidade para si!

16- JAMAIS DEIXE DE ELOGIAR UM COLABORADOR PELO SEU BOM DESEMPENHO

 Achar que ele ganha para isso e não cabe nenhum “legal, parabéns pelo desempenho” é perder uma oportunidade de motivação individual. Se puder faça-o em uma reunião relatando o nome e a dedicação, detalhe o trabalho (é claro que você acompanhou!). Se foi uma equipe relate os nomes, dê ênfase ao trabalho do grupo, mas nunca deixe uma oportunidade dessas passar.

 17- NUNCA PERCA A SUA HUMILDADE

 Se você estiver errado sobre algum ponto, que problemas tem em dizer que errou, que cometeu um equivoco naquela decisão? Você é um ser humano, faz parte do ser o erro, mas também faz parte a desculpa e a correção. Errar é humano, permanecer no erro é falta de auto estima, diz um amigo meu.

 18- NUNCA DEIXE DE ESTUDAR SOBRE O SEU TRABALHO

 Esse é fundamental. Independente da sua atividade, se você não estiver estudando e lendo absolutamente nada do seu negócio e da sua profissão, pode ter a certeza que você é um profissional obsoleto. Novas práticas e novas idéias surgem a todo momento e você precisa estar antenado neles. Junto com essa dica proponho um subtítulo: Sempre leia sobre liderança!!

19- JAMAIS ACEITE UMA CRÍTICA DE ALGUÉM DE SUA EQUIPE SEM A PRESENÇA DELE

 Preste atenção: se alguém da sua própria equipe chega até você, e faz uma critica dura de um companheiro, justa ou injustamente, chame o outro e coloque os dois frente a frente, converse a três. Pode ser um problema pessoal, aí você ficará sabendo. Intermedeie a situação. Se você não sabe a razão da reclamação, mais um motivo para descobrir o que está acontecendo.

20- NUNCA DEIXE DE TER O FARO APURADO PARA PROBLEMAS INTERNOS

 Se me prepusessem selecionar os itens acima em ordem de importância, com certeza este estaria entre os três! Aumente sua sensibilidade, preste atenção nos detalhes, observe a reação de sua equipe perante um problema ou na presença de um cliente. Sinta o clima interno. Para isso você deve ter contato com o “chão de fábrica”. Aplicando essa prática tenho certeza que mais de 50% dos problemas podem serem resolvidos no nascedouro.

21- NUNCA DEIXE DE INCLUIR SUA EQUIPE NA PARTICIPAÇÃO NO PLANEJAMENTO DAS TAREFAS IMPORTANTES PRAZOS PREVISTOS PARA EXECUÇÃO

 Quando as pessoas não sabem quais as tarefas serão realizadas, como devem ser feitos prazos previstos para execução e não podem dar sugestões, elas não estarão comprometidas com os resultados esperados já que não participaram de nenhuma das fases preparatórias, a idéia de “ quem pode manda e quem tem juízo obedece “ é o roteiro certo para erros, falta de compromisso, falta de segurança e prejuízos.  Não se pode abrir mão da experiência de cada membro, que somados dão o potencial de realização da equipe. Sempre apresente o prazo dos grandes serviços, pois pode ser que nesta hora um dos participantes da equipe lembre-se de algo que não foi planejado e que pode influenciar no prazo final.

22- JAMAIS ESCONDA OS RESULTADOS OBTIDOS DA EMPRESA

 Divulgue os resultados da empresa. Seja claro e transparente. Se a empresa está indo bem, por que ter medo de apresentar os números? Todos fizeram parte desse sucesso. Se não está muito bem, mas um motivo para pedir dedicação e paciência para a força de trabalho. Crie um mural com a apresentação de gráficos e resultados. Implante a Gestão a Vista, isto é gerenciamento baseado em transparência.

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