+ Valores na Administração

Administrando no Século XXI

Poder e Autoridade podem andar juntos?

Posted by Sidnei em 28/02/2010

Quem pensa que os dois se fundem no mesmo conceito, está com certeza, profundamente enganado. Não vou aqui dissertar sobre os n tipos de poder e como se faz uma liderança (por enquanto não!).

Mas uma forma bem clara de que existem grandes diferenças entre essas duas práticas, pode ser visto no filme A image Última Fortaleza, (The Last Castle 2001). Nessa película um grande confronto entre o General Irwin, (Robert Redford) que é um condecorado militar do exército americano que perde sua patente e sua liberdade após ser injustamente condenado por uma corte militar a passar o resto de sua vida em uma penitenciária de segurança máxima. Nessa penitenciária conhece o diretor, Coronel Winter (James Gandolfini), que dirige a prisão com punho de ferro. No decorrer do filme Winter passa a demonstrar a sua liderança pela força, pela imposição. Mesmo sendo um presidiário Irwin passa a ser respeitado por todos os seus colegas, pelo seu caráter, os valores, e sua experiência de vida, com isso ele ganha a autoridade do presídio. Em alguns confrontos durante o filme o poder leva a vantagem, pois tem como aliado, as regras, as leis e a disciplina. Mas a liderança fica mesmo com a autoridade, que é uma virtude para ser conquistada.

Podem lhe entregar uma liderança de uma equipe, de um setor ou até de uma empresa toda. Mas se não conquistar a Autoridade, você não tem o controle total. Podem, e devem, lhe respeitar pelo cargo assumido, e se além disso conseguir exercer sua liderança baseada na autoridade, aí sim você se tornará um Líder. Alie na sua administração valores positivos, justiça, conhecimento, motivação, sonhos e muito bom senso, trará consigo muitos seguidores.

image

E o que mais uma empresa precisa, são seguidores motivados!

Vale apena conferir e estudar esse filme.

Se você já viu, deixe seu comentário.

image

Uma resposta to “Poder e Autoridade podem andar juntos?”

  1. SIDNEI said

    Este filme mostra realmente a diferença entre poder e autoridade. Poder, uma promoção te investe de direito de vida e morte sobre pessoas. Autoridade, faz com que pessoas deem a vida por você e ideais defendidos. Uma traz acatamento de ordens a outra comprometimento, dedicação e fazer o algo mais…

    Òtimo artigo parabéns

    Sidnei

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: